Páginas

DESERTO DE ATACAMA: A realização de mais um sonho


Um dia, lendo o livro do viajante brasileiro Amyr Klink me deparei com este texto transcrito acima, e então pensei: está aí  um bom incentivo para realizar meus sonhos de viajante.
       E fui em busca de estrada. Em 2007 fiz minha primeira viagem internacional de moto, em direção a Montevideo, no vizinho Uruguai, acompanhado de mais quatro parceiros, em 2010 busquei conhecer o Chile e a Argentina, éramos sete companheiros, rumando para o longinquo Vulcão Villarrica, em Puccón no Chile.
        Agora mais um sonho está prestes a ser realizado: uma motoviagem em setembro de 2011 ao deserto mais árido do planeta: o Atacama, no Chile.
       Durante aproximadamente 20 dias seremos um grupo  de  três motociclistas a realizar esta aventura. Enfrentaremos a monotonia das longas retas pelo chaco argentino, de Salta a Jujuy será a vez de curtir a sinuosa estrada que liga estas duas cidades e a partir daí conhecer um pouco da cultura aimará e quíchua. Subindo pela serpenteante Cuesta de Lipan, entraremos na puna, enfrentando, na altitude, o ar rarefeito e a baixa temperatura da cordilheira dos Andes até chegar aos 4.840 metros acima do nível do mar na estrada para San Pedro de Atacama. Em Calama visitaremos a famosa mina Chuquicamata. Finalmente nos dirigiremos mais a noroeste e, às margens do oceano pacífico alcancaremos nosso destino mais distante, a cidade de Iquique, no Chile. Veremos vulcões, salares, lagos e lagoas além do próprio deserto e seus encantos.
       Saíremos de Porto Alegre dia 18 de setembro. Na sequência da viagem procurarei postar o dia a dia e no retorno elaborar um relato mais detalhado além de muitas fotos e vídeos.